Como já tinha dito em outro post, consumia muito chá de gengibre. Tem várias formas de prepara, Hoje apesar de não consumir com tanta frequência, abaixo veja a receita:
Ingredientes:
03 fatias fina de gengibre
01 pedaço de canela (casca)
Preparo:
Aqueça 300ml de água, não deixe ferver.
Coloque o gengibre e a canela em uma caneca, adicione a água e cubra com pano.
Eu, aguardava cinco minutos, bebia quente, as vezes espremia 1/2 limão, mas todo dia, não lembro de ter ficado sem beber o chá, nos primeiros quatro meses.
Comecei a fazer uso do gengibre, por ser termogênico (acelera o metabolismo), bebia até sem vontade, como se fosse um tratamento, mas não parei até chegar no peso que Eu queria.. Hoje, bebo esporadicamente, pois quero ganhar massa muscular e metabolismo acelerado não é bom.
Essa foto é do meu pe´de gengibre. |
Vou postar abaixo uma reportagem do Terra:
Escrito por Vanessa Lobato
Qua, 18 de Julho de 2012 11:32
Você sabia que o gengibre faz bem à saúde? É isso mesmo. Segundo anutricionista Vanessa Lobato, ele possui mais de 400 substâncias, com propriedades digestivas, expectorantes e até afrodisíacas.
O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age comoestimulante para o TGI, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando nocombate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. "Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias", explica a nutricionista.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. "Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca", diz Valéria.
Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.
Fonte: Terra 18/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário