Por Patrícia Giuffrida postado em 16/08/2012 às 10h30
Menstruação, dor, cólica, inchaço e mau humor… Nada disso dá disposição paramalhar, né. Quebrar o ritmo dos treinos físicos pode até engordar. Por isso, é preciso tomar muito cuidado nessa fase do ciclo menstrual. O que fazer então? Se estiver menstruada, malhe pesado! Como assim?
Um estudo da Universidade de Stanford, nos EUA, (e divulgado na revista WOMEN´S HEALTH) mostrou que, durante a menstruação, as mulheres se recuperam mais rápido do desgaste físico e têm mais tolerância à dor. Isso acontece devido aos baixos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona.
Nesse período, desafie seu corpo com uma carga pesada na musculação ou uma inclinação acentuada na esteira. O exercício pode aliviar seu desconforto com cólicas e dores na lombar, além de queimar calorias e amenizar a retenção de líquido e o inchaço.
Nas próxima duas semanas, se seu pique ainda estiver em alta, aposte em aulas de ginástica desafiadora na academia. Dê um gás no treino de cardio com tiros de corrida de 45 segundos. Dá para queimar muitas calorias e emagrecer.
Já no período da ovulação (duas semanas antes da menstruação), os hormônios estão em alta. Esse é o momento em que se fica mais sensível, sobretudo na TPM. E o corpo fica mais preguiçoso também. Isso acontece porque o metabolismo passa a usar a gordura como fonte primária de energia em vez do carboidrato, por isso dá menos pique para praticar exercícios.
Mas esses efeitos negativos não devem impedi-la de malhar. Nesse período, façatreinos leves, como uma aula de ioga, um trote leve ou uma caminhada longa. E se bateu a preguiça antes da menstruação, tire o dia de folga. Respeite seu ciclo!
(Com reportagem de Jayme Moye para a revista WOMEN´S HEALTH)
Fonte: mdemulher.abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário